Você sabia que a Agilidade está ligada à economia de custo e de tempo? A pesquisa ‘Agilidade em Ação’ da Zedensk revela que ser altamente ágil reduziu os custos em 25% ou mais para quase um quarto dos líderes de negócios entrevistados.

E também aponta que a agilidade é a nova prioridade da experiência do cliente para 56% dos gerentes de atendimento.  Sabe por quê?

Porque líderes ágeis têm 4,7 vezes mais probabilidade de relatar as métricas do cliente em tempo real, facilitando a análise de CX e o time-to-market para responder às mudanças de mercado antes da concorrência.

Além disso, os dados mostram: empresas que lideraram no investimento em ferramentas, processos e cultura ágil tiveram retornos mais positivos durante a pandemia.

Hoje, a velocidade com que o mercado se transforma pede adaptação. Exige uma liderança com respostas muito rápidas e eficientes para o crescimento e sustentabilidade dos negócios.

Mas como desenvolver um time mais ágil e eficiente?  

Conheça 5 ferramentas de Gestão Ágil para você colocar em prática junto ao seu time:

 

  • Trello (Free)

Extremamente útil, flexível, visual e GRATUITA, Trello é uma ferramenta colaborativa de gerenciamento de projeto. Disponível para desktop, tablets e smartphones, a plataforma é extremamente versátil e pode ser usada tanto para o acompanhamento de tarefas pessoais quanto para organizar projetos que envolvem equipes numerosas em grandes empresas.

Com uma interface intuitiva e recursos como checklists, upload de arquivos multimídia e etiquetas coloridas, o Trello pode ser um aliado útil no planejamento de projetos. O aplicativo informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê, e onde alguma tarefa está dentro de um processo.

 

  • Azure DevOps (Pago)

O Azure DevOPS reúne pessoas, processos e produtos para fornecer uma entrega contínua de valor aos clientes e aos colegas de trabalho. É o ALM (Application Lifecycle Management) da Microsoft para gerir todo o ciclo de vida de um produto, desde a concepção até a descontinuação.

O aplicativo é pago e conta com um pacote de ferramentas para desenvolvimento .Net que apoia práticas de DevOps e permite criar qualquer processo. Ele oferece o Azure boards para gestão de tarefas com diversas modelos de processo baseados em Scrum, Agile (genérico), CMMi (tradicional)

O Azure Devops também tem ferramentas de Kanban que colaboram na adoção da metodologia ágil. Possui diversos relatórios e gráficos pré-definidos, práticos e intuitivos. Funciona no modelo SaaS e disponibiliza diversos plugins para integrar ao ambiente.

  • Jira Software (Pago)

Jira é um programa ideal para empresas de desenvolvimento de software. Assim como o Azure, também possui uma loja virtual que oferecer diversos plugins. Permite muitas configurações de fluxo de forma nativa e automatizações de fluxo interessantes.

Embora seja pago, este software não é excessivamente caro e permite o download para uma semana de teste gratuita.

  • Asana (Freemium)

O Asana é um dos softwares de métodos ágeis mais populares do momento. Talvez porque seu criador é Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook.

Mas a verdade é que seu design intuitivo e funcionalidades garantem uma experiência visual poderosa e organizada dos objetivos de forma prática, para priorizar demanda x tempo e receber atualizações importantes, como um calendário.

  • Google Drive (Free)

A ferramenta do Google usada em todo o mundo para armazenar e compartilhar fotos, vídeos, arquivos e muito mais na nuvem. O Drive permite criar documentos, apresentações, imagens ou formulários e compartilhar por convite ou link.

Nele, você pode carregar, visualizar ou reproduzir qualquer arquivo, áudio ou vídeo.

Considerado um local seguro para fazer backup e acessar todos os seus arquivos em qualquer dispositivo a qualquer hora e lugar.

 

Ser uma organização ágil não se trata apenas de otimizar processos e fazer automação da nuvem. Utilizar ferramentas ágeis gera mais produtividade, qualidade e entregas dentro do prazo e garante muitos benefícios:

Melhor time-to-market com visão mais centrada no cliente

Previsibilidade e antecipação de riscos

Inovação em cenários imprevisíveis

Criação de novos produtos ou serviços em pouco tempo

Times enxutos e produtivos

Ou seja, todos ganham!

Quer ter um time ágil de verdade? Esteja pronto para a mudança!

Conheça o Outsourcing estratégico da .add e leve o nosso DNA para a sua empresa!

Quero ter um time ágil!

Deixe uma resposta