Solução à normativa SUSEP 517/2015

O QUE É O BDPO?

O BDPO (Base de Dados de Perdas Operacionais) é um banco de dados a ser constituído pelas companhias para armazenamento de informações relativas às suas perdas operacionais que devem ser enviadas à Susep, respeitando normas e padrões técnicos.

O BDPO .add  é uma solução desenvolvida especialmente para o mercado segurador.

O sistema atende às normas e padrões técnicos e oferece suporte para as empresas cumprirem todas as etapas do processo de Reporte de Perdas Operacionais no BDPO à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A plataforma é aderente a qualquer ambiente tecnológico (Java ou .net) e com constantes evoluções, monitoradas por um time de suporte especializado na ferramenta.

BDPO

Pra quem é o BDPO?

Seguradoras, entidades abertas de previdência complementar (EAPC), sociedades de capitalização e resseguradores locais que apresentarem simultaneamente prêmio-base anual e provisões técnicas superiores a R$ 200.000.000 (duzentos milhões de reais).

Por que escolher o BDPO .add?

Para reduzir perdas operacionais (atuando na causa raiz) e acelerar o processo de cumprimento às normas da SUSEP, criamos o BDPO .add, composto por duas fases:

Quero conhecer o BDPO

Na Fase 1, oferecemos suporte para o desenvolvimento dos controles responsáveis pela identificação, captura e classificação das perdas operacionais conforme sequência abaixo:

Quero conhecer o BDPO

Mapeamento dos processos da seguradora;

Classificação das perdas operacionais até o terceiro nível (padrão Novo Acordo de Basiléia e Consórcio ORIC);

Identificação dos processos relevantes sob a ótica do risco operacional, por meio de uma matriz de risco operacional;

Controles para a detecção de eventos de recuperação e alteração associados às perdas operacionais;

Controles para a detecção de perdas operacionais e mecanismos de captura: sistema contábil, jurídico e de pagamento, processo manual, etc.;

Definição de alçadas e responsabilidades

Na Fase 2, o BDPO .add é implantado para uma Gestão eficiente de Perdas e Riscos Operacionais. O sistema oferece uma ferramenta simples, objetiva e com ótima usabilidade:

Quero conhecer o BDPO
Hospedagem em Nuvem
Módulo de Configurações
Gestão da matriz de riscos com macroprocessos, processos, riscos e possíveis perdas categorizadas
Módulo de Parametrização dos Riscos
Template ou serviços de carga por importação de arquivos
Workflow de aprovação de eventos criados no sistema
Armazenamento de documentos comprobatórios nos eventos para consulta e download.
Base de dados
Assistente para importação de dados de arquivos e planilhas
Web Service para integração com sistemas das Seguradoras;
Exportação de prévia do BDPO SUSEP (xml e csv) a qualquer momento para validação
Exportação do BDPO SUSEP com registro no histórico dos eventos enviados para a autarquia
Trilha de auditoria
Relatórios dinâmicos
Dashboards intuitivos e em REAL TIME
Validador do arquivo xml do BDPO SUSEP
Modalidade de LICENÇA DE USO
Suporte cinco dias por semana, das 9h às 18h
TREINAMENTO para até 10 pessoas

Validador Arquivo BDPO SUSEP

O Validador do BDPO SUSEP é uma aplicação que tem por objetivo autenticar todos os eventos gravados no arquivo xml do BDPO que será entregue à SUSEP pela supervisionada (seguradora, resseguradora, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização) e garantir a integridade de preenchimento dos atributos e as regras definidas pela autarquia.

Para as supervisionadas clientes do produto BDPO .add, ele representa a segurança de que todos os eventos criados desde o início da obrigatoriedade de constituição da base estão corretos em relação a estrutura, regras de integridade e relacionamentos estabelecidos pela autarquia. Para a .add, representa a segurança de que seu produto atende plenamente a norma.

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