Um dos grandes desafios para líderes e CEOs é incentivar a produtividade e medir resultados em equipes híbridas com foco em melhorar a experiência do cliente (CX) e o Employee Experience (EX) para desenvolver produtos e serviços com inovação e agilidade, antes da concorrência.

Agora, entender como gerenciar metas e indicadores de desempenho de equipes híbridas é o que importa para valorizar pessoas, mapear estratégias, identificar oportunidades e potencializar resultados com excelência.

Quer saber o porquê?

 O cenário

A pandemia revelou um novo cenário corporativo: o “boom” do modelo híbrido de trabalho.

Por isso, líderes e gestores buscam aproximar os times de negócio e delivery e realizar a tomada de decisão com foco no que realmente importa. E para alcançar os objetivos estratégicos, manter a competitividade e conquistar o mercado, é importante que a equipe híbrida tenha uma visão clara e metas bem definidas pelos líderes de negócios.

Criar estratégias e planejar formatos de trabalho que funcionem para equipes hibridas, que sejam produtivos e que ‘se falem’, também é fundamental. Afinal, o trabalho remoto exige ainda mais comprometimento e disciplina para garantir bons resultados.

Mas quais são as métricas de sucesso   ̶   e como devem ser medidas?  Essa é uma dor latente das lideranças na nova realidade mundial.

Por isso, saber o que olhar, medir e melhorar, é o que mais importa no momento.

Entre números, nomes, cliques e dados, responda:

O que seu time faz querealmente impacta o seu negócio?  E como você mensura isso?

Esse é o desafio!

Por onde começar a Gestão de Indicadores em equipes híbridas?

Imagina um barco à deriva. É assim uma empresa que abre mão de medir resultados, pois não sabe onde está nem aonde quer chegar. Toda organização possui um propósito, mas sem indicadores bem definidos, fica difícil encontrar um caminho.

 

Então, para manter um alto nível de organização, produtividade e resultados escaláveis, é preciso estruturar tecnologia, pessoas e processos. Esse é o primeiro passo para uma gestão ágil, dinâmica e eficiente.

Ah! É importante que toda a empresa incorpore o modelo híbrido à sua cultura, sem exclusão.

Equipes híbridas devem se sentir parte de um todo, seja um profissional em trabalho remoto ou no modelo presencial. Porque integrar os colaboradores aumenta a geração de valor e reduz o índice de turnover, o que se traduz em:

Economia
de Custo
Retenção
de Talentos
Diferenciação
de Mercado

É possível reduzir tempo, budget e esforço quando você define o que é prioridade e otimiza processos.

Para isso, é preciso contar com ferramentas de agilidade e medir resultados, estruturando um processo personalizado alinhado aos objetivos do projeto ou negócio.

Mas o que avaliar? Prazo, qualidade, produtividade, branding?

Os indicadores permitem inúmeras possibilidades de análise. É onde o OKR pode ajudar!

O que é e para que serve OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é um framework de definição de metas claras, tangíveis, flexíveis e constantemente medidas e reavaliadas (em curtos espaços de tempo) para corrigir erros rapidamente.

O “queridinho” do Vale do Silício, criado pela Intel, ganhou repercussão mundial quando o Google o utilizou pela primeira vez, há 20 anos, e ampliou seu time de 40 colaboradores (em 1999) para mais de 60 mil pessoas atualmente.

Baixe o GUIA PARA IMPLEMENTAR OKR EM 5 PASSOS!

Baixe Agora!

 

E os indicadores-chave de desempenho?

Os KPI’s (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho nada mais são do que desdobramentos das metas do negócio traçadas na fase anterior (OKR’s).

Por isso, saber exatamente o que a empresa deseja conquistar é fundamental para definir o que você deve medir. E claro, reduz qualquer tipo de perda (tempo, capital humano, investimentos…).

Esses indicadores metrificam resultados e colaboram para traçar estratégias eficientes com foco em otimizar processos e alcançar os objetivos com sucesso.

Vale ressaltar que os KPIs estão sempre atrelados a uma meta e um limite de tempo. Você como gestor (a), pode estipular indicadores por time ou para cada profissional.

Por exemplo: captar 10 clientes em 30 dias, ou finalizar 20 entregas em 60 dias… 

O que posso medir?

  • Produtividade

É bem fácil e eficaz:  divida a receita total da empresa pela quantidade de colaboradores. Assim, você descobre o valor da produtividade que cada profissional (ou o time) gera para o negócio;

  • SLA (ou Service Level Agreement)

Bastante usado em contratos de TI, o acordo de nível de serviço (SLA) estabelece requisitos mínimos de qualidade na prestação dos serviços. Por isso, ele revela o quão alinhado seu time está com a qualidade do atendimento ao cliente.

Assim, é considerado importante para aumentar o índice de satisfação do consumidor, garantindo um atendimento eficiente e ágil.

Com ele, você pode definir o tempo mínimo de atendimento ao cliente, a quantidade de entregas por dia, o número de reuniões e projetos fechados… Tudo vai depender do objetivo da empresa e propósito corporativo.

 

  • Promoções (Taxa de contratação interna)

O desenvolvimento da equipe é um importante indicador de desempenho porque revela um gerenciamento eficiente.

Para conhecer sua taxa de contratação interna, some o número de promoções realizadas no período e divida pelo total de colaboradores.

Por isso, uma cultura baseada em resultados é a mais adequada para uma equipe de trabalho híbrida. Isso exige confiança no que estão produzindo, e não no ‘como’ estão fazendo.

Se você ainda não tem esse time interno, é possível contar com o Outsourcing Estratégico da .add.

São equipes multidisciplinares – ou squads que oferecem um modelo otimizado de trabalho com talento. É capital humano especializado para encantar o cliente e agregar valor ao core business.

Eles não só conectam a expertise de profissionais altamente qualificados ao principal negócio de uma organização como, não raramente, são capazes de modificar processos através de pessoas, porque carregam o DNA  de Agilidade e Inovação da .add para qualquer empresa.

Quer levar o DNA da .add para a sua empresa?

Conheça mais sobre o Outsourcing Estratégico!

Conhecer o Outsouring Estratégico .add

Deixe uma resposta