O que é Product Discovery e por que você e sua empresa deveriam adotar esta abordagem

 

Já foi o tempo que Descoberta de Produto ou Product Discovery era coisa de startup. Hoje, corporações de segmentos mais tradicionais, também estão aprendendo a extrair valor nesta forma de desenvolver seus produtos.

E você pode estar se perguntando: o que é Product Discovery?

Marty Cagan, uma das maiores referências no assunto e criador do termo “Discovery”, tem a seguinte definição:

“Product Discovery é um processo para definir um produto valioso, útil e viável.”

Deste modo, estamos falando de um processo que vai ajudar o time a desenvolver o produto que faz sentido para o cliente. São atividades e dinâmicas que ajudam a responder as principais perguntas e dúvidas que vão determinar para onde o nosso produto deve evoluir.

Outra referência neste mercado — Melissa Perry — diz que Product Discovery tem a intenção de auxiliar o time a responder as seguintes questões:

Estamos orientados a um resultado desejado?

Estamos resolvendo um problema com o qual os clientes se preocupam?

Os clientes querem nossa solução?

Os clientes podem usá-lo?

Estamos atendendo às necessidades dos steakeholders?

 

Por que Product Discovery é importante?

Depois de definirmos os problemas e necessidades dos clientes, entra em cena o Product Discovery. Em seu livro Inspired, Marty Cagan afirma que o Product Discovery serve principalmente para reduzir 4 tipos de riscos:

  • Risco de valor: o cliente irá comprar ou escolherá usar essa solução?
  • Risco de usabilidade: o cliente entenderá como utilizar essa solução?
  • Risco de execução: temos capacidade para construir essa solução?
  • Risco de viabilidade: Essa solução funciona para nosso negócio?

Num cenário cada vez mais incerto e complexo, as corporações entenderam que evitar desperdícios de tempo, esforço e de dinheiro é fundamental para manter seus negócios e melhorar sua posição no mercado.

Mitigar riscos é algo diretamente relacionado a aprender constantemente com feedbacks dos clientes. O Product Discovery torna o seu processo de desenvolvimento de produtos uma verdadeira jornada de aprendizado.

Seguindo esta linha, é fundamental o uso de alguma práticas:

  • Defina um MVP (mínimo produto viável);
  • Crie protótipos;
  • Execute testes consecutivos para validar seus conceitos;
  • Faça iterações e evolua o seu produto a cada hipótese validada ou invalidada.

Quais são os principais métodos de Product Discovery?

Métodos sempre ajudam a potencializar e materializar conceitos e, em se tratando de Product Discovery, temos algumas abordagens bem consolidadas:

Design Sprint

Design Sprint é um método criado pelo Google que foca no usuário. É uma metodologia prática, ágil e colaborativa, que tem como base o Design Thinking e outras metodologias ágeis. Seu principal objetivo é prototipar soluções em um curto prazo de 5 dias.

Lean Inception

É um workshop colaborativo, composto por uma série de atividades, que tem como objetivo principal de alinhar o time sobre como descobrir o MVP a ser construído.

MVP Making

Este é a abordagem própria da .add! Unimos o conceito de MVP e algumas prática do Design Sprint para descobrir produtos de forma ágil e inovadora. Através de sessões de cocriação, mergulhamos no contexto das empresas e entendemos:

  • Quem são seus clientes?
  • O que seus clientes querem?
  • Do que seus clientes precisam?

Depois deste mergulho, ocorre o mapeamento dos problemas e dores dos usuários. Para explorar as oportunidades identificadas entra em cena os processos criativos com o papel de ajudar o time a desenvolver soluções inovadoras. Estas soluções se transformam em protótipos de alta fidelidade para que, em seguida. os clientes possa testar e gerar feedbacks.

Conheça mais sobre o MVP Making aqui.

Utilizar métodos, técnicas e ferramentas de Product Discovery apoiam o time a tomar decisões e confrontar hipóteses que podem levar o seu produto ao sucesso total.

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Um abraço e até a próxima.

Luiz Coelho

Consultor de Inovação da .add  | Agilista | Product Manager

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