Por Simone Ramos

Com Participação de: Camila Davoglio, Francesca Bianco e Regina Lacerda

 

O mercado de seguros tem apresentado um crescimento constante de mulheres em cargos de liderança e avança na participação das mulheres em funções estratégicas. De acordo com análise realizada por Harvard em 2020, as mulheres foram avaliadas como mais capazes em cargos de liderança no cenário atual.

No mercado de seguros elas ocupam mais de 33% dos assentos dos cargos executivos, segundo estudo realizado pela Escola de Negócios e Seguros e permanecem como maioria do mercado com uma participação de 55% em todos os níveis.

Um passo à frente foi dado. Empresas do setor possuem várias iniciativas para um mercado mais diversificado. Inga Beale, primeira CEO feminina do Lloyd´s, maior mercado de seguros e resseguro do mundo, trouxe em 2015 o DiveInFestival para celebrar a diversidade e a inclusão, atualmente presente em mais de 17 países.

As mulheres líderes mostraram clareza, empatia e forte comunicação em suas decisões. É o caso de Regina Lacerda, CEO da Rainha Corretora de Seguros, Camila Davoglio, Executiva da Swiss Re e Francesca Bianco, CEO da Wiz Benefícios, grandes líderes do mercado de seguros que tive oportunidade de conversar sobre liderança e carreira.

Liderança Feminina

Regina Lacerda
CEO da Rainha Corretora de Seguros

Corretora oficial de Seguros, Pós-graduada em Administração Pública pela FGV, Pedagoga, Teóloga, Pós-graduada em Ciência da Religião. Coautora do Livro Empreendedoras de Alta Performance – Brasília. Coordenadora e Coautora do Livro Mulheres no Seguro. CEO da Rainha Corretora de Seguros.

A presença feminina se tornou relevante nas organizações, uma vez que sua participação tem apresentado números e resultados surpreendentes.

Para Regina, a liderança feminina no mercado de seguros é uma liderança em ascensão. Segundo a executiva, a mulher tem conquistado seu espaço.

De acordo com Camila, o setor de seguros é ainda muito conservador, mas afirma que as mulheres têm encontrado o seu espaço ao longo dos anos.

As mulheres trazem uma liderança diferenciada, porque sempre oferecem um contra-ponto para as discussões e são mais atentas aos detalhes.

Segundo Francesca, com o passar dos anos, percebe-se a ascensão feminina no setor, através de mulheres conquistado espaço e ocupando cargos de liderança em grandes empresas, que até então predominava-se a liderança masculina de forma geral.

Acredito que o movimento em prol da igualdade de gênero, atrelado a boa performance e alto comprometimento das mulheres em ocupar seu devido espaço, contribuiu para termos esse reconhecimento. Vejo também cada vez mais mulheres empreendendo no setor, encorajadas pelo movimento e se sentido mais seguras para arriscar.

Forte Liderança Feminina na Pandemia

Há de fato um crescimento significativo de mulheres em cargos de liderança, porém segundo dados da Onu Mulheres, estamos caminhando mundialmente para 25 anos de crescimento de igualdade gênero que pode ser afetado pela pandemia.

A Onu Mulheres adverte que ter menos mulheres trabalhadoras será terrível não apenas para o bem-estar das mulheres, mas também para sua independência.

Em um ano desafiador, Camila que também é coautora do livro Mulheres no Seguro, foi indicada para fazer parte da lista Heroes Women Role Model Lists 2020.

Estou muito feliz em fazer parte dessa lista. Sou muito orgulhosa do meu trabalho dentro da empresa e fora com a luta de equidade de gênero e, ser reconhecida entre as 100 mulheres mais influentes do mundo no mercado financeiro. Nessa lista, eu fui a única indicação do mercado segurador brasileiro.

Camila Davoglio
Executiva da Swiss Re

Camila Davoglio é atuária, com vasta experiência em diferentes segmentos do mercado segurador, com posições importantes em empresas multinacionais e, atualmente, na Swiss Re Corporate Solutions, onde é responsável por desenvolvimento de produtos e projetos estratégicos, apaixonada pelo que faz e pela causa das mulheres em posição de liderança. Vice-presidente da AMMS, listada na HERoes Women Role Model Lists 2020.

Francesca acredita que ocorreu uma empatia natural, o que permitiu que executivos percebessem que é possível trabalhar se dividindo com as atividades da casa, e que certamente as mulheres já têm experiência e maior habilidade com isso.

Mesmo em um ano de pandemia, na Wiz Benefícios, conquistamos centenas de clientes e constituímos um time forte. Poder ver o resultado de nossos esforços, através do crescimento da operação e das pessoas, é gratificante.

Segundo a Regina, a pandemia contribuiu para que a mulher se reinventasse na sua forma multifacetada de ser.

Foi um ano singular, recebi o convite para ser coordenadora e coautora do livro Mulheres no Seguro. Esse livro inédito, lançado pela Editora Leader de São Paulo, traz reflexões importantes sobre a participação da mulher no mercado de seguros, suas dificuldades, lutas e conquistas.

Ascenção na Carreira

Especialização, assumir riscos e abraçar novas oportunidades, adquirir experiências certas com responsabilidades e networking são pilares fundamentais para mulheres que buscam nível executivo na carreira de seguros. Estudos também mostram que confiança é fator predominante quando se trata de subir na escada corporativa!

Para Regina, no início da carreira o setor de seguros oferece oportunidades incríveis de aliar o cuidado e a proteção de pessoas e patrimônios, à satisfação pessoal de uma carreia que pode ter desde o gerenciamento de riscos até a fidelização de clientes e consequente crescimento profissional.

Ter principalmente foco, disciplina e procurar se especializar.

Para as que desejam progredir, Regina sugere que foquem na capacitação pessoal e profissional e em resultados, aliado à muito trabalho e relacionamento interpessoal. Fazer metas, saber em que posição quer chegar na carreira e estar conectada com os desafios do mercado atual.

Camila compreende que a carreira no setor de seguros exige muita determinação. Ela aconselha para quem está começando e deseja seguir essa carreira, estudar muito fora dos meios convencionais.

A formação no seguro ainda não é amplamente divulgada. Traçar objetivos e ir em busca deles todos os dias. Ter em mente que uma grande carreira passa por metas de curto prazo, então, a cada meta atingida desenhar o próximo passo e o perseguir.

Não deixe de comemorar cada passo e cada vitória.

Francesca Bianco
CEO da Wiz Benefícios

Francesca Bianco é CEO da Wiz Benefícios. Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP, Pós-graduada em Gestão de Vendas e Negociação pela FIA, também possui formação em Desenvolvimento de Liderança pela Fundação Dom Cabral, em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística e formou-se em 2019 no programa CEO FGV da Fundação Getúlio Vargas.

Francesca afirma que nós mulheres precisamos ser as primeiras em não nos identificar com a desigualdade de gênero e, portanto, nos colocarmos como profissionais acima de tudo.

Planejar e realizar as ações necessárias. E durante a jornada, estar disposta a aprender diariamente e manter forças para continuar, independe dos desafios.

Precisamos nos organizar, estarmos preparadas e de forma pragmática apresentar nosso trabalho de forma consistente e focado no atingimento de resultados, atrelado ao trabalho em time, sempre diversificado! Acreditar e realizar! Sonha é preciso.

Sobre a autora: Simone Ramos
Superintendente de Portos e Logística da THB

Simone Ramos é Superintendente de Portos e Logística da THB. Diretora Executiva da AMMS. Membro ExCo-eleito para o triênio 2021-2023 da Wista – Women´s International Shipping & Trading Association. Graduada em Pedagogia, Pós em Logística, Riscos e Sinistros pela Escola Nacional de Seguros. Certificada AIRM – Risk Manager pela Alarys. Especialização em Marine pelo The Chartered Insurance Institute

Deixe uma resposta