TI Moderno: Acelere a entrega de softwares e libere o potencial criativo com Low code  

Já pensou como seria incrível reduzir as filas de TI e construir soluções até 10 vezes mais rápido a “toque zero”? Com uma plataforma low code (baixo código) isso é possível!

Mas o que é low code?

Sem dúvida, o low code é uma tendência no mundo dos negócios. E existem boas razões para isso.

Diferente da codificação tradicional, com o low code é possível criar aplicativos em dias, não em meses ou anos, o que permite reduzir o tempo de programação pela metade (isso mesmo!) em comparação às linguagens tradicionais.

A plataforma de baixo código utiliza vários recursos para tornar mais fácil e rápido o desenvolvimento de sistemas, softwares e aplicativos, democratizando o processo e tornando-o mais ágil e eficaz.

Isso porque a escrita em low code oculta linguagens de programações e gera automaticamente um código fonte, que permite que os desenvolvedores mantenham o foco no desenvolvimento da solução e não apenas na programação.

Como blocos virtuais de Lego, você pode mover as peças com o mouse ou cursor para “arrastar e soltar” cada item na tela, com códigos simples e sem restrições que minimizam o tempo de codificação e aceleram a entrega de valor. Por isso, tornou o desenvolvimento de softwares muito mais acessível para todas as empresas.

Ouça o podcast COMO A OUTSYSTEMS ACELERA A TRANSFORMAÇÃO ÁGIL

O modelo permite automatizar processos manuais e construir rapidamente o melhor caminho para cotações, sinistros e muito mais, em poucos cliques.

A interface gráfica de uma plataforma low code conta com modelos pré-definidos e ferramentas ágeis que eliminam a necessidade de criar estruturas ou realizar outras tarefas, geralmente necessárias para codificar um software ou um aplicativo.

Quais os benefícios das plataformas low-code para empresas?

Se você é líder de tecnologia ou desenvolvedor e precisa acelerar a capacidade de desenvolvimento, solucionar a escassez de especialistas no mercado ou enxugar os custos do suporte, saiba que não está sozinho.

Por isso, o low code chegou para simplificar operações e ajudar você a escalar a transformação digital da sua empresa. Com uma plataforma low code você pode:

  • Desenvolver sistemas ou aplicativos personalizados para o seu negócio;
  • Modernizar o sistema legado;
  • Criar um website ou um novo software corporativo;
  • Vincular bancos de dados diferentes em pouco tempo, sem esperar muito para isso;

Por isso, o low code torna o trabalho dos desenvolvedores mais simples, libera o tempo gasto em codificação e amplia a capacidade criativa dos desenvolvedores, que podem se concentrar em soluções estratégicas de negócios e na construção de novos produtos! Confira os principais benefícios do low code:

 

  • Economia de tempo: os modelos e sintaxes visuais reduzem o tempo gasto para a criação de uma aplicação ou software;
  • Segurança contra Shadow IT: reduz o risco de utilização por terceiros de aplicativos, sistemas ou dispositivos, sem que o setor de TI tenha conhecimento ou tenha concedido acesso aos dados.
  • Flexibilidade e autonomia: Em vez de concentrar 100% das demandas dos setores numa só equipe de TI, o low code amplia as possibilidades de mais colaboradores criarem aplicações simples ou novas ideias.
  • Personalização: oferece soluções personalizadas para atender aos requisitos da empresa de forma rápida e segura. Uma ferramenta poderosa para qualquer tipo de negócio; 
  • Agilidade nos processos de negócios: menos tempo desperdiçado com testes e mais tempo gasto para realmente fazer um processo funcionar. Com informações precisas, otimiza processos e apoia times e Governança na tomada de decisão.

Por que as empresas escolhem as plataformas Low Code?

“Software criando software com comando Humano”

Imagem: cio.com.br

Eficiência, produtividade e respostas rápidas ao mercado. O low code é a melhor opção para quem busca reduzir o tempo de criação, desenvolvimento, implementação e os custos operacionais também.

Uma das principais razões pelas quais as empresas e departamentos de TI estão optando por plataformas de desenvolvimento low code é o senso de urgência do mercado e a escassez de desenvolvedores profissionais.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), dos 70 mil empregos que devem ser criados, anualmente, no setor de TI até 2024, metade deles podem não ser preenchidos*.

Ou seja, até 2024 o Brasil terá um déficit de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI), já que o país forma cerca de 46 mil profissionais por ano. Por isso as companhias sentem dificuldade para contratar esse profissional*.

Mas, e se tivéssemos uma maneira de encurtar esse aprendizado e capacitar profissionais para  desenvolverem em uma única linguagem que automatizasse a programação das demais?

Isso é software criando software com comando humano! Em outras palavras, é low-code! *

(*fonte: Jornal Contábil / 6 minutos)

Por isso, os líderes enxergaram o low code como uma solução para reduzir gargalos na produção,criar (rapidamente) soluções personalizadas,  ganhar competitividade e capitalizar novas oportunidades de negócios.

Quer aprender o que é low code? Conheça a série da .add no YouTube “Recriando o Airbnb com OutSystems 

Ele oferece maior capacidade de adaptação a diferentes cenários e múltiplas funcionalidades que permitem organizar componentes de aplicativos incluindo dados e lógica com muita facilidade, para desenvolver sistemas, softwares e apps com segurança, economia de tempo e dinheiro, agilizando processos de produção e de gestão da área de TI e Negócios.

O ambiente é intuitivo e muito simples, por isso contribui para o alinhamento de TI com os objetivos da empresa. Com o desenvolvimento low code, qualquer empresa pode entregar um programa ou software rapidamente, sem esperar anos para o desenvolvimento de um sistema.

É possível integrar qualquer aplicação com outras sistemas e soluções corporativas, seja web, mobile, APIs, ou por meio de outros mecanismos, para apresentar soluções de alta qualidade e atender aos desejos e expectativas de cada cliente.

Por isso, o low code acelera a inovação com o desenvolvimento ágil e uma plataforma totalmente visual! Em suma, ele:

– Acelera a inovação e a transformação digital;

– Reduz o time-to-market de novos produtos de software;

– Enxuga os custos de desenvolvimento de software.

Quais os recursos do Low Code?

O Low Code é funcionalmente diferente da codificação tradicional. Ela utiliza vários métodos para tornar mais fácil e rápido o desenvolvimento de aplicativos, tornando as entregas até 10 vezes mais rápidas.

A plataforma low code OutSystems, considerada a melhor do mundo por especialistas, conta com  muitos recursos , entre eles:

 

  • Interfaces de arrastar e soltar: fácil e intuitiva, com módulos que podem ser arrastados e soltos para criar um software, de acordo com a necessidade;
  • Modelagem Visual: oferece uma representação visual dos processos e modelos em código, antes da implementação, a fim de guiar o desenvolvedor e tornar a criação de softwares mais fácil. Por isso, até mesmo quem não conhece ou lida bem com o código é capaz de criar sistemas e aplicativos com low code;
  • Segurança e escalabilidade: facilita a criação de um software corporativo, seguro e escalável.

Como a OutSystems apoia a transformação de negócios?

Projetada para ajudar você a desenvolver softwares e aplicativos mais rápido e liberar o potencial criativo da sua equipe de TI, a plataforma low-code OutSystems é perfeita para quem busca mais inovação e agilidade.

A OutSystems tem mais de 200 recursos prontos para uso para ajudar suas equipes a fornecer soluções corporativas que atendem aos mais altos padrões de segurança.

Uma ferramenta super útil, poderosa e muito fácil de usar! Nela, você pode criar aplicações Web responsivo e Mobile na mesma plataforma, sem a necessidade de usar ou aprender outra linguagem.

Quer saber mais sobre OutSystems? Cadastre seu email e receba novidades e cases de sucesso!
Cadastrar agora!

A .add é parceira oficial da Outsystems no Brasil!

Nosso time desenvolveu o maior projeto de Outsystems do país, com mais de 850 mil requisições por dia para o mercado financeiro, utilizando a plataforma de desenvolvimento low-code #1 do mundo!

Conheça um pouco mais sobre os benefícios dessa tecnologia

Faça parte da comunidade OutSystems:

Entrar para Comunidade

Quer saber como a .add pode apoiar sua transformação digital?

Fale conosco

Deixe uma resposta