Olá, pessoal!

Hoje falaremos sobre a OutSystems ,  a plataforma low-code #1 do mundo,que é tão fácil de comentar quanto de começar a utilizar!

Já reparou que tudo se torna mais fácil quando você se sente à vontade?

O aprendizado se torna prazeroso e evolutivo e ao final do trabalho você se sente orgulhoso e satisfeito com o que criou. Melhor ainda quando você não tem que se preocupar em refazer ou alterar sua estrutura Web para simplesmente integrar as novas aplicações Mobile?

 

outsystems platafomra low code

 

Você pode criar aplicações Web responsivo e Mobile com a mesma plataforma, sem a necessidade de utilizar ou aprender outra linguagem.

Tudo que você necessita para começar está disponível no Boot Camp, um curso evolutivo que se destina a criação de uma aplicação do zero. Assim, conforme o curso evolui, você compreende e aplica sua criatividade no desenvolvimento, além disso existe a Forgeum repositório de módulos de código aberto reutilizáveis, conectores e componentes de interface do usuário para ajudar a acelerar o tempo de entrega do aplicativo. Por exemplo, precisou utilizar o Google Maps, gráficos, template de cadastros para suas aplicações Web ou Mobile, passa lá e faz um download (Logo mais abaixo tem os detalhes deste Boot Camp).

Cansou do “jeitão sisudo e sem padrão” da sua aplicação? Vai lá e baixa outro template e muda este visual caído. Precisou fazer uma extensão C#JS ou Java na sua funcionalidade? Vai lá e coloca. Precisou disponibilizar ou consumir um webserviceSoap ou Rest? É só criar em minutos e testar!

Como desenvolvedor, minhas coisas favoritas são:

 

  • Ter agrupadas todas as ferramentas essenciais ao desenvolvimento: editor de código, editor de interface do usuário, controle de versão, controle de implantação, registro e monitoramento.

 

  • O “código” é muito mais fácil de ser lido e organizado.

 

  • Ter uma boa visualização do que está sendo construindo, na interface do usuário.

 

  • Poder refatorar código automaticamente quando se renomeia objetos.

 

  • O andaime economiza muito tempo na codificação de páginas triviais.

 

  • Poder compilar a linguagem de modelagem do SO para javascript!

É claro que como em qualquer linguagem de programação existirá a curva de aprendizado, afinal a prática faz o profissional, não é mesmo?

Fora da plataforma OutSystems, como desenvolvedor considero e aconselho rever as melhores práticas e a padronização de nomenclaturas de arquivos e banco de dados (provavelmente sua empresa tem uma, e se não tem aconselho a procurar. Na web tem vários modelos). A padronização evita que seu projeto se torne uma bagunça insuportável. Esta padronização no “meu tempo” era institucional, hoje em dia se tornou uma regra pessoal de organização e boas práticas, mas é imprescindível pois evita a produção exacerbada de ‘lixo’ como a plataforma propícia.

Um exemplo de nomenclatura de campos é a utilização de prefixos, assim campos de nome ou descrição recebem o prefixo “txt”, um identificador ou chave primária recebe o prefixo “id”, um inteiro recebe o prefixo “int”, um número recebe o prefixo “num”, um código recebe o prefixo “cod”, “hr” para hora, “vl” para valor e assim por diante. Não misture inglês com português e evite a tentação de abreviar tudo. Se a palavra for muito extensa, tudo bem abrevie, mas não seja capcioso. E gente, não é padrão mas convenção! Nome de tabela é no singular, pois cada registro ou tupla descreve um único item, não o coletivo.

 

O que significa Low Code?

 

Significa que você precisa de pouco conhecimento em programação para poder construir um aplicativo por conta própria. Isso certamente se aplica ao desenvolvimento de aplicativos padrão. Com apenas alguns cliques, você pode criar rapidamente uma tela. Mas a maioria dos aplicativos não é padrão. OutSystems oferece aos profissionais uma maneira fácil de entregar aplicativos visual e rapidamente. Devido a essa programação visual, é fácil para o desenvolvimento e os negócios trabalharem em conjunto para entrega rápida de software com valor agregado para os negócios.

 

Prazo de execução enxuto

Um dos maiores pilares do OutSystems é o tempo de desenvolvimento muito curto . A programação visual permite que você, como desenvolvedor, crie um aplicativo em funcionamento em um tempo muito curto. No passado, era preciso sete programadores por sete meses para entregar um aplicativo para um de nossos clientes, enquanto agora custa apenas um mês e meio para dois desenvolvedores do OutSystems!

 

Responsividade

 

Responsividade-outsystemsEm uma época em que smartphones, tablets e outros dispositivos móveis são usados por todos, é importante que um aplicativo (web) seja totalmente integrado a todas essas mídias. Um aplicativo deve ser representado adequadamente nessas diferentes mídias. O OutSystems oferece projetos padrão que são totalmente responsivos. Tornar um aplicativo responsivo nunca foi tão fácil! Além disso, você pode optar por criar seus próprios aplicativos móveis para Android ou iOS. Com o OutSystems 10, agora também é possível desenvolver aplicativos nativos com facilidade .

 

Integração com outros sistemas

A olataforma OutSystems leva em consideração as situações existentes, onde os sistemas são totalmente integrados aos ambientes de negócios. Não é fácil alternar direta e totalmente para um novo ambiente de desenvolvimento. É por isso que ela é construída de forma que seja flexível para integrar-se aos ambientes existentes. Por exemplo, OutSystems pode ser usado como um front-end para se comunicar com os sistemas de back-end existentes. Isso facilita a renovação sem transformar os sistemas existentes. OutSystems também oferece interfaces para programas e sistemas usados com freqüência, como SAP e Active Directory.

 

Segurança e sensibilidade a erros

A plataforma OutSystems possui uma segurança interna. No momento em que os hackers estão à espreita para identificar possíveis portas traseiras, a segurança desempenha um papel crucial. Muitos desenvolvedores desejam fornecer aplicativos funcionais. A segurança pode ser negligenciada nesse processo. Como a segurança é totalmente integrada ao OutSystems, os possíveis vazamentos são evitados. Obviamente, a segurança ainda precisa ser considerada. Mas com essa integração, os primeiros riscos são evitados.

Desenvolver com OutSystems simultaneamente significa que o código é entregue sem erros. Uma das entradas possíveis para hackers são os erros deixados de fora em campo aberto (ou no google). A plataforma força o desenvolvedor a gerar código sem erros . Com código incorreto, simplesmente não é possível publicá-lo.

 

 

Boot Camp

 

O Boot Camp foi projetado para ensinar os fundamentos do desenvolvimento com a plataforma OutSystems.

Este curso de treinamento prático de 4 dias e meio segue uma abordagem inovadora de treinamento, na qual os participantes são desafiados a aprender no seu próprio ritmo e nível. Com base em uma série de palestras em vídeo online que podem ser estudadas antes da aula, os estagiários são desafiados a se concentrar mais nos exercícios práticos e tarefas.

Neste curso você irá:

 

  • Aprenda a usar os principais recursos da plataforma OutSystems
  • Experiência em desenvolvimento baseado em equipe
  • Tire todas as suas dúvidas por um especialista da OutSystems

E, no final da aula, você terá todas as habilidades fundamentais e experiência prática necessárias para criar seus próprios aplicativos da web com a plataforma OutSystems.

 

O que você vai aprender?

Desenvolvimento de aplicativos Web com a plataforma OutSystems. Através de uma série de instruções guiadas, exercícios práticos e discussões, você aprenderá como criar aplicativos da Web. Este não é um curso teórico. Você realmente estará desenvolvendo 90% do tempo .

 

O que você precisa?

Seu laptop com Windows XP SP2 ou superior, fones de ouvido e alguns trabalhos de preparação online. Duas semanas antes do Boot Camp, você receberá instruções detalhadas.

 

Quem deve fazer?

Membros da equipe de desenvolvimento de aplicativos da Web que são novos na plataforma OutSystems e precisam de ajuda para juntar as peças para que possam ser produtivos em seu próximo projeto,

Arquitetos que precisam entender melhor como a plataforma OutSystems fornece aplicativos da Web,

Gerentes de projeto que liderarão um projeto da plataforma OutSystems.

 

Qual é a agenda?

1º DIA

 

  • Apresentações
  • Revisão Preparação do modelo de atribuição de trabalho e consulta de dados
  • Atribuição 1: Dados do modelo de dados de reservas
  • Ligação de dados nas entradas de formulário
  • Atribuição 2: Reserva dos dados de entrada e consulta do banco de dados

2º DIA

 

  • Validar entradas de formulário
  • Atribuição 3: Validação de entrada de reservas
  • Estruture a lógica de aplicativo
  • Atribuição 4: Encapsule páginas de estrutura lógica de reservas e elementos reutilizáveis

3º DIA

 

  • Personalizar a aparência usando a atribuição CSS
  • Atribuição 5: reutilizar elementos da página de reservas
  • Atribuição 6: melhorar a interface do usuário de reservas
  • Atualizar elementos da página com Ajax
  • Atribuição 7: melhorar a experiência do usuário de reservas
  • Mais padrões de interface do usuário com os OutSystems Widgets
  • Atribuição 8: adicionar padrões úteis de interface do usuário

4º DIA

 

  • Tarefa 8: adicionar padrões úteis de interface do usuário restrinja o acesso à
  • Tarefa 9 do aplicativo : reservas seguras

5º DIA

 

  • Desenvolvendo na Warp Speed
  • Gerenciando seus aplicativos
  • Desenvolva aplicativos móveis
  • Web Services
  • Estruture a arquitetura de aplicativos
  • Use o Forge Components
  • Integração do trabalho em equipe com bancos de dados externos

 

Não acreditou?

Vai lá, faz o registro e baixa a versão gratuita!!!

 

Artigo de Marco Peres, desenvolvedor OutSystems da .add, extraído do LinkedIn

 

A .add é parceira oficial da Outsystems no Brasil!

Nosso time desenvolveu o maior projeto de Outsystems do país, com mais de 850 mil requisições por dia para o mercado financeiro, utilizando a plataforma de desenvolvimento low-code #1 do mundo!

Conheça um pouco mais sobre os benefícios dessa tecnologia

Faça parte da comunidade OutSystems:

Entrar para Comunidade

Quer saber como a .add pode apoiar sua transformação digital?

Fale conosco

Deixe uma resposta